Por isso é muito importante ter o uso restrito de sacolas plásticas ou mesmo evita-las, pois é muito e fácil elas chegaram ao ambiente costeiro e adentrando nos mares e oceanos.
As águas-vivas têm um sistema nervoso simples, mas bem eficiente. Elas possuem um tipo de células nervosas distribuídas ao redor do seu corpo, formando uma rede de nervos que serve para detectar estímulos externos, como luz e vibração, e coordenar movimentos imediatos como respostas às ameaças ou preparar-se para orquestrar captura de presas.
É bem interessante citar que as águas-vivas são capazes de reprodução assexuada, onde um único indivíduo é capaz de se dividir em dois ou vários indivíduos. Lembrando que, muitas espécies de águas-vivas têm ciclos de vida e muito complexos, com diferentes fases que incluem uma fase de medusa e uma fase de pólipo, que podem ser encontradas em corais. Isso mostra o tamanho a importância a cadeia alimentar.
As cnidárias são belos animais aquáticos que incluindo as águas-vivas, os corais, as anêmonas-do-mar e as caravelas. Elas são encontradas em todas as regiões do mundo, águas desde mares rasos até profundos oceânicos.
As águas-vivas é que elas têm uma estrutura de corporal único, chamada de medusa, que se assemelha a um guarda-chuva invertido. A medusa é composta por uma membrana gelatinosa, possuindo tentáculos ao redor da borda, que são usados para caça e capturar, defensa contra predadores.
Embora muitas pessoas considerem as águas-vivas perigosas, pois ao tocar na pele humana elas liberam toxinas de defesas, Elas também exerce papel importante no ecossistema marinho como um todo, fornecendo alimento para uma variedade de espécies, além de serem um importante indicador da saúde do ecossistema marinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.