30/05/2013

Qual é a verdadeira cor do mar? verde, azul ou marrom...?


Você já deve ter observado em filmes, novelas ou em suas viagens em regiões litorâneas que a cor do mar varia ou muda de cor em cada região do litoral.Aí e vem a pergunta, o mar é verde, azul ou marrom? Ou melhor, porque o mar não é incolor ou transparente já que a água é transparente?
A luz branca visível é constituída por um espectro de todas as cores. Quando olhamos para um objeto e vemos a cor verde, estamos vendo a cor verde do espectro refletida do objeto, por exemplo, pois esse objeto consumiu as outras cores.

As Luzes visíveis aos nossos olhos são violeta, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho.
Cada cor integrante da luz visível representa uma amplitude de comprimento de onda; os mais longos estão na extremidade vermelha do espectro, e os menores estão na extremidade azul-violeta. A água do oceano transmite somente uma parte dessa luz visível do espectro eletromagnético. Cerca de 60% da energia luminosa penetrante infelizmente é absorvida no primeiro metro, e cerca de 80%é absorvida depois de 10 m.Águas costeiras variam nas cores parecendo verde, amarelo, marrom ou vermelho. As cores de partículas de silte e de um grande número de organismos microscópicos são reveladas pela luz incidente na água.No mar, a luz vermelha é absorvida logo na superfície da água. E a uma profundidade de cerca de 8m praticamente toda a luz vermelha discernível ao olho humano já se desvaneceu.

Abaixo de 30 metros em média, toda a luz parece de um azul monocromático. Assim, quando o mar é puro e claro, como acontece no oceano aberto, a tonalidade menos absorvida do espectro azul, é refletida para nossos olhos e por isso é a cor que geralmente vemos no oceanos. Mas o mar nem sempre é azul. Alguns parecem verde-azulados, verdes, marrons e até mesmo vermelhos.
Essas colorações são devidas em parte ao reflexo das nuvens, mas são causadas principalmente por várias partículas, minerais ou orgânicas, em suspensão na água.
Em algumas áreas, especialmente próximo da costa e mares mais rasos, a matéria orgânica se decompõe e produz um pigmento amarelo, que misturado à luz faz o mar parecer verde-azulado ou verde.
A coloração marrom pode ser causada por sedimentos revolvidos do fundo e pairando em suspensão na água, principalmente se tratando de estuários próximos a esses mares, pois os estuários (onde rios faz a sua desembocadura no mar) trazem grande cargas de sedimentos oriundo do continente. Em muitas áreas costeira, existe uma espécie de dinoflagelado de cor vermelha; assim, fazem com que tais águas pareçam vermelhas. É a famosa "maré vermelha".









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.