22/12/2014

Infelicidade e Desespero? Nem tanto...



Nesse fim de ano, as pessoas param para analisar e avaliar as suas metas alcançadas e frustradas durante o ano, e algumas se consideram fracassadas porque chegam sem conseguir cumprir as metas  traçadas. A sensação que tentam passar durante as festas de fim de ano entre os familiares e amigos, carregadas de infelicidade e derrotas e, por isso, se preocupam em passar imagens felizes. O desgaste mental para agradar a todas e contemplar tudo, organizar e servir pode virar um pesadelo.
 
Um fato está relacionado à necessidade que muitas pessoas têm de enquadrar-se em um modelo ideal: está é a época do ano para estar em paz e transbordar alegria, amor e compreensão para com os outros, principalmente com a família. Ora, se uma família vive em conflito no percorrer do ano, não será em uma determinada noite que tudo se resolverá como num passe de mágica
 Numa festa de confraternização de família, em ocasião especial como natal ou reveillon pode ser uma data ideal para unir a família, geralmente se reunir em momentos indesejáveis como momento fúnebre que em pouco ou nada ajuda a manter uma família feliz e unida (que está mais pra infelicidade pela perda de ente querido).

Passamos a vida numa correria incessante ocasionada pelo capitalismo, pela mídia que nos opõe aos nossos gostos e deveres e tomamos posições indesejáveis e até mesmo irracionais. Você já pode ser rico, ter o suficiente, mas não consegue ver, o Sábio Salomão diz “Quem ama o dinheiro nunca ficará satisfeito” (Ecl. 5.10). O mesmo escreveu o livro de Eclesiastes, que não são conselhos para certa data, mas pra toda vida. O livro de Eclesiastes foi escrito no palácio real de Jerusalém pelo sábio Salomão, que passou parte de sua vida escrevendo conselhos e sabedorias.

As injustiças da vida às vezes são inexplicáveis. O próprio sábio diz ”nem sempre sãos os corredores mais velozes que ganham a corrida; nem sempre são os soldados mais valentes que ganham as batalhas. Notei ainda que as pessoas mais sábias nem sempre têm o que comer, e que as mais inteligentes nem sempre ficam ricas. Notei também que as pessoas mais capazes nem sempre alcançam altas posições. Tudo depende da sorte e da ocasião. Pois ninguém sabe que a hora da desgraça vai chegar. Como aves que caem, de repente, na armadilha ou como peixes apanhados na rede, nós também podemos cair na desgraça quando menos esperamos”.
Eclesiastes 9. 9-12
Por isso, não crie expectativa além de suas forças, pois o Sábio diz “ não seja bom demais  nem sábio demais; por que você iria se destruir? (Ecl 7.16), por menos que seja a força de um pequeno passo é bem maior que a desistência. O Sábio em seus ensinamentos aconselha o homem que  procure  sempre aparecer feliz e satisfeito, enquanto você viver nesse mundo de ilusões, aproveitando com a mulher que você ama, porque é tudo que você vai receber pelos seus trabalhos nessa vida dura que Deus lhe deu. (Ecl.9. 8,9) e finaliza aconselhando “Obedeça a Deus e aos seus mandamentos por que foi para isso que fomos criados” (Ecl. 1213).
Esses são detalhes que devemos inserir em nossas vidas e que podemos dizer “          Quem venha o próximo ano”! Que possamos lutar  mais, exigir mais de nós do que daqueles que estão ao nosso redor, sendo sempre fiéis ao nosso Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.