02/03/2012

COMO SURGIU AS MILHAS NÁUTICAS X EVOLUÇÃO DA BOA MENSAGEM DA CRUZ

Por que a velocidade das embarcações é medida em nós e não em quilômetros?
A unidade deriva de um sistema de medição de  velocidade bastante primitivo, antes era chamado de barquinha, e que começou a ser utilizado no século XVI. O instrumento consistia, basicamente, de uma corda com uma das extremidades amarrada a uma prancha pesada, de madeira, e a outra a um carretel, do mesmo material. Essa corda era marcada com nós em intervalos regulares de aproximadamente 14,5 metros. Quando o barqueiro desejava saber a velocidade a que estava navegando, a prancha era lançada ao mar. Com o barco em movimento, a água freava a madeira, fazendo com que a corda se soltasse do carretel que permanecia no barco. Com a ajuda de uma ampulheta, o barqueiro observava quantos nós se desenrolavam em um determinado período de tempo. Atualmente, esse método rudimentar não é mais utilizado, mas a palavra nó continua em voga para calcular a velocidade das embarcações em todo o mundo. Hoje, 1 nó equivale a 1852 metros.(ou uma milha náutica) Não confunda milhas náuticas com milhas terrestres.
A humanidade sempre procurou meios difíceis de resolver seus problemas com inovações e para suas curas de doenças, às vezes de modo precário para suas necessidades, mas a tecnologia deu um vasto avanço durante o século XIX.  A Bíblia diz, em Salmo 140: 12 para aquele que está passando por um momento difícil "Sei que o SENHOR sustentará a causa do oprimido, e o direito do necessitado." Veja também o que o SENHOR diz sobre a tecnologia crescente de modo que venha trazer benefícios para a sociedade carente e necessitada em Salmos 41: 1 a 3: Como é feliz aquele que se interessa ao  pobre! O SENHOR livra nos tempos de adversidades, O SENHOR o protegerá e preservará a sua vida; ele o fará feliz na terra e não entregará aos desejos dos teus inimigos. O SENHOR o sustentará em seu leito de enfermidade e da doença o restaurará. Quando Moisés reuniu o povo de Israel para a construção do Tabernáculo como está escrito em Êxodo a partir de 35:4, o povo de Israel estava descabido de tecnologia, não tinha pessoas com sabedoria suficiente para fazer o Tabernáculo, mas eles tinham matéria-prima como ouro, prata, bronze entre outras coisas de valor, mas mão- de – obra não havia, então foi aí que o SENHOR em Êxodo 35:30 a 36:2 que por meio de Moisés chamou Bezalel e
 Aoliabe para receberem sabedoria, ciência e entendimento...  assim trabalharam Bezalel e Aoliabe, e todo o homem sábio de coração, a quem o SENHOR dera sabedoria e inteligência, para saber como haviam de fazer toda a obra para o serviço do santuário, conforme a tudo o que o SENHOR tinha ordenado.  Então Moisés chamou a Bezalel e a Aoliabe, e a todo o homem sábio de coração, em cujo coração o SENHOR tinha dado sabedoria; a todo aquele a quem o seu coração moveu a se chegar à obra para fazê-la.
             Em nossos dias, os cristãos de várias denominações estão cada vez se atualizando e buscando tecnologia para servir o SENHOR de melhor modo e se destacam não somente nas suas empresas como também na igreja, fazem cursos como teologia, psicologia e estudam mais a Bíblia dos mais diferentes tipos como a Bíblia do Obreiro, do Homem que ora, da Mulher que ora, do Adolescente, da Liderança, Pentecostal, Devocional, da Bíblia da Criança , até do surfista e Bíblia digital. Buscam também na literatura de apoio cristão para suas vidas no seu dia-dia e buscando meios criativos de pregar o evangelho.
 Estudos revelam que o Brasil é considerado o País do “IDE”, ou seja, o país que mais importa o evangelho para todo o mundo. Você quer ser mais útil nas mãos do SENHOR? Busque a ele e ele ti ouvirá. Veja em Isaías 11: 2 "E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR." E em Tiago 1:5 diz "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada."
            Amado irmão, se você tem sede de pregar o evangelho e não sabe por onde começar, ore e peça a Deus que Ele dará, como o texto diz acima. E ele se alegrará com você, pois você tem sede de ganhar almas para glória do SENHOR.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.