14/12/2015

O que Pregamos dos Personagens Bíblicos?



É muito comum pregarmos nos nossos púlpitos sermões que ensinam e exemplificam como no decorrer da história bíblica alguns homens de Deus fracassaram em sua vida de fé. Às vezes nos sentimos o dono do céu e moderadores da Graça de Deus, e que, na verdade não passamos de meros pecadores pecando sem saber e até julgamos o pecado do próximo sem tirar o troncos e galhos de árvores dos nossos olhos. Existem pecadores que pecam, mas reconhecem que erraram, pedem perdão a Deus e choram, mas voltam ao erro; outros pecam, pede, perdão a Deus e não cometem mais o erro.
Mas, o que me deixa realmente entristecido é o modo de ensinamentos que nós passamos ao nosso próximo. Listei 3 histórias de alguns personagens bíblicos que erraram e que julgamos e nos sentimos um juiz só porque não estamos no cenário desses pecadores.


1 - O episódio do pecado no Jardim do Éden - O erro de Adão - Um dos maiores julgamentos que existem na atualidade é o primeiro pecado, que entrou na humanidade. A maioria condena Eva por ter comido do fruto da árvore proibida e ofereceu a Adão. Podemos observar que existe uma sequência de erro que levaram o casal a pecar; o erro que observo que Adão deixou Eva sozinha, Deus fez Eva pra ser adjutora, pra Adão andar com Eva (Gn 2.18). Ele não cuidou de Eva como deveria e deixou a mulher sozinha, fato que o inimigo se aproveitou do momento para enganá-la. Adão, ao deixar Eva com a serpente, deixou Eva em perigo, pois a serpente era a mais astuta de todos os animais.

Talvez se Adão nunca deixasse Eva sozinha, eles nunca tinham pecado; essa parte também nos faz menção a ter mais atenção à família, que nos dias de hoje se encontra em crise, a maioria dos casais não se encontram mais em paz dentro do lar, a conversa de pai pra filho já é trocada por redes sociais que dificulta mais o relacionamento familiar. 


2 - O episódio do pecado de Cam – O erro de Noé – a Bíblia cita Noé antes do dilúvio “Era um varão justo e reto em suas gerações”; Noé andava com Deus (Gn 6.9) e Deus usou para fazer a arca e Deus exterminou os pecadores com o dilúvio, mas não exterminou o pecado, pois o perdão dos pecados só é pelo Sangue de Jesus. “Virar da semente da Mulher” (Gn 3.14). Noé era descendente de Lameque. Noé sabia toda engenharia do cultivo de alimentos (Gn 5.29). Noé cultivou uma vinha, nisso Noé sabia como era todo o processo da produção do vinho, desde a preparação, fermentação etc. O que era benção pode-se tornar maldição. Noé, ao entrar em seus aposentos embriagou-se com o vinho e descobriu-se. Cam, seu filho mais jovem, vendo a situação apresentou Noé despido a seus irmãos. 

Nesse episódio, existe toda uma sequência de erros. Talvez se Noé não estivesse feito a vinha, não haveria a maldição sobre a geração de Canaã (neto de Noé). Hoje muitos nos gloriamos de termos recebido a benção do Senhor, mas se usarmos de forma errada podemos causar maldição tanto a nós como aos que estão ao nosso redor e a nossa geração. No geral, também nos faz refletir novamente sobre a família, as atitudes que envergonharmos nossos membros da família (esposas e filhos) com atitudes e ações. 

3 - O Episódio no Deserto – No início o povo hebreu estava escravo, mas o Senhor libertou o povo, pra isso nomeou Moisés, mostrou o Senhor o Seu poder no Egito, antes mostrou as dez pragas e libertou. Abriu o Mar vermelho e fez o povo atravessar e passar quarenta anos rodando no deserto. O Senhor fez muitos prodígios e maravilhas como maná, carne, tirou água da rocha, lutou contra os que desceram para pelejar contra o povo hebreu; suas roupas nunca rasgavam suas sandálias nunca envelheciam; durante a noite uma nuvem de fogo clareava e durante o dia uma nuvem dava sombra, mesmo assim, eles esqueceram do Senhor (Dt. 29).

Hoje criticamos arduamente o povo no deserto porque eles viam a mão poderosa de Deus operando no meio deles. Esquecemos que Deus hoje opera da mesma forma: temos paz, liberdade, dormimos em paz, temos saúde etc., e ainda mal agradecemos a Deus pelo dia e pela sua paz em nossa vida. Os personagens mudam, mas a história continua a mesma. “Um povo e o seu deus” que a vezes critica os personagens da história, mas esquece que o cenário só muda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.