10/12/2012

FATOS QUASE APOCALÍPTICOS DE NOSSA ERA



Nos últimos anos cresce a discussão sobre o fim do mundo. Lembro- me quando eu era criança todo mundo falava que o mundo ia se acaba na virada do ano de 1999 para 2000.  Quando se fala no fim do mundo, nos referimos ao fim da terra. Os desastres naturais sempre existiram, mas a mídia tenta passar um clima que alguém tem culpa diretamente ou indiretamente, como queimada, desmatamento aquecimento global etc. Independentemente de queimadas desmatamento e aquecimento global, os desastres naturais sempre existiram. 


1-No topo da lista de “Os maiores desastres naturais da história” está o conjunto de enchentes que ocorreram entre julho e agosto de 1931, na região central da China. Na época, o rio Yangtze transbordou, causando uma série de inundações. Estima- se que morreram direta e indiretamente (afogamentos e fome) 3,7 milhões de pessoas. De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, mais de 51 milhões de pessoas, um quarto da população da China na época, foram direta ou indiretamente afetadas pelas inundações.
2-SUPER INUNDAÇÃO DO RIO AMARELO, NA CHINA
Foi a maior enchente a o segundo maior desastre da história da terra . Em setembro de 1887, o Rio Amarelo invadiu os diques na província chinesa de Henan, devastando 11 grandes cidades do país e centenas de aldeias, deixando milhões de desabrigados. As águas da enchente cobriram cerca de 130 mil quilômetros quadrados – área semelhante à da Grécia ou pouco menos que o estado do Amapá -, matando um número estimado de 900 mil a 2 milhões de pessoas.


3-SUPER TERREMOTO DE SHAANXI, NA CHINA
O dia 23 de janeiro do ano de1556 foi marcado pelo terremoto com o maior número de vítimas já registrado na História. O abalo ocorreu na província de Shaanxi e na província vizinha de Shanxi, localizadas no norte da China. com magnitude estimada de 8 graus na Escala Richter, o terremoto devastou a China, matando aproximadamente 830 mil pessoas. Acredita-se que 60% da população dessas províncias tenham morrido no desastre.

4-CICLONE BHOLA
No ranking de desastre desta vez aparece a Índia sendo palco do pior ciclone já registrado na História, o ciclone Bhola, que atingiu o Paquistão Oriental (o que é agora Bangladesh) e Oeste de Bengala, no dia 12 de novembro de 1970, inundando grande parte das ilhas baixas do Ganges. Aproximadamente 500 mil pessoas morreram, principalmente por causa das inundações que resultaram da onda causada pelo ciclone ou ainda devido ao aumento do nível da água na costa.

5-CICLONE DA ÍNDIA
Em 25 de novembro de 1839, o que ficou conhecido como o “Ciclone da Índia” chegou à aldeia portuária de Coringa, localizado no estado de Andhra Pradesh, na Índia. O ciclone provocou uma onda de 40 metros, que destruiu grande parte da vila e a maioria dos navios perto da área. Cerca de 20 mil pessoas morreram afogadas no mar. Estima-se que 300 mil pessoas perderam a vida em decorrência do ciclone.                                                     


6-TERREMOTO DE ANTIOQUIA, NA TURQUIA
A primavera não foi tão cheios de flores e alegrias no mês de maio do ano 526 d.C. em Antioquia. Um forte terremoto atingiu a Síria e Antioquia, uma cidade que ficava localizada perto do que é hoje a moderna Antakya, na Turquia. Cerca de 250 mil a 300 mil pessoas morreram em consequência do sismo, de acordo com os escritos históricos. Para piorar a situação, um grande incêndio destruiu a maior parte dos edifícios que o desastre havia poupado.

7-TERREMOTO DE TANGSHAN, NA CHINA 
Novamente a China em cena. No dia 28 de julho de 1976, os habitantes da cidade industrial de Tangshano sofreram um dos piores terremotos do século XX. A cidade localizada em Hebei, na China, possuía na época uma população de aproximadamente um milhão de pessoas, que foram devastadas pelo terremoto de magnitude 8. O governo chinês registrou no momento um número de mortes igual a 655 mil, mas esse dado foi posteriormente reestimado para cerca de 242 mil pessoas.



3 comentários:

  1. Esses eventos foram desastrosos para muitas vidas. Mas não são os maiores desastres da história da terra. Basta pensar nas extinções em massa ocorridas durante o paleozóico (há mais de 300 milhões de anos), no final do mesozóico (~65 milhões de anos) e as que ocorreram durante o cenozóico. Esses exemplos apenas mostram o quanto a terra é dinâmica. As espécies surgem, adaptam-se e são substituídas. Com o Homo sapiens não será diferente. Mas esse não será o fim do mundo. O desaparecimento da nossa espécie não significa o fim de todas as coisas, porque a existência do universo é independente de nossa percepção e de nossas crenças.

    ResponderExcluir
  2. verdade!! mas quando se fala em vidas humanas somos mais sensíveis. e baseados nestes fatos (ciclone, Terremotos, enchentes) o homem ainda não tem tecnologia para barrar esse eventos, sendo que maiores estudos estão sendo no universo e deixando a gente mais vulnerável aos eventos extremos da terra.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.